Por que indústria alimentícia precisa de estrado de plástico?

11/03/2019

Por que indústria alimentícia precisa de estrado de plástico?


Os estrados de plástico são uma espécie de piso que servem como um revestimento para evitar o contato direto do alimento estocado com o chão. Os estrados de plástico são materiais que não transmitem doenças tóxicas, odores, sabores e não são absorventes, ou seja, ideais para estoques de indústrias alimentícias e cozinhas industriais.

Além disso, o uso de estrados de plástico cumpre uma determinação da Secretaria de Vigilância Sanitária a favor da promoção de condições higiênico-sanitárias nos mais diversos ambientes.
O cumprimento dessas determinações significa a preocupação com a segurança alimentar. Para adequar a sua indústria nessas determinações, saiba mais sobre o uso dos estrados de plástico nesse artigo.

Cores dos estrados de plástico

As cores dos estrados de plástico estão diretamente ligadas à sua composição.

  • Preta: são feitos de polipropileno, sendo mais resistentes e baratos, pois parte  da matéria-prima é reciclada. Esse tipo de estrado não é indicado para uso a baixas temperaturas, no caso câmaras frias, por exemplo.
  • Branca: feitos de polipropileno, os na cor branca são produtos de valor acessíveis. Sei grande diferencial em relação aos de cor preta é que são mais apresentáveis, por causa da cor clara, para usos em todos os tipos de ambiente, principalmente em hospitais e farmácias.
  • Natural: são feitos de polietileno, com matéria-prima totalmente virgem,  ele é menos suscetível à contaminação. Para indústrias do ramo alimentício, eles são os mais indicados, pois seguem as determinações da vigilância sanitária.

Tamanhos dos estrados de plástico

Os estrados de plástico estão disponíveis nos tamanhos 25x50 cm, 50x50 cm e 100x60 cm.

  • Estrados 25x50 cm : são finos, com 2,5 centímetros de altura, mais indicados para frízeres, câmaras frias e expositores de supermercado. Eles suportam 300 a 400kg por m².
  • Estrados 50x50 cm: oferecem a vantagem de ter tamanho intermediário, adaptando-se bem em diversos espaços, suportam 2 mil kg por m². São indicados para a maioria dos tipos de estoque, principalmente aqueles de carga pesada.
  • Estrados 100x60 cm: trazem prolongador opcional e suportam cerca de 500kg por m², sendo os mais indicados para a área alimentícia.

Determinações sanitárias quanto ao uso de estrados de plástico

Todas as indústrias de alimentos são obrigadas a seguir as normas e padrões higiênico-sanitários  para manipulação e processamento de alimentos. Para tanto, o Ministério da Saúde instituiu a utilização de programas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) como um braço da fiscalização das indústrias alimentícias. O programa, entre outros, institui métodos de produção e armazenamento de alimentos, uso de equipamentos e instalações. Dentre essas exigências está o uso de estrados e pallets de plástico, que garantem maiores padrões de higiene e segurança.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, também traz algumas determinações quanto ao uso de estrados de plástico, principalmente sobre a garantia da correta ventilação e limpeza do local de armazenamento. Isso está diretamente ligado à altura do chão em que o alimento deve ser mantido. Por isso existem os prolongadores de altura que acompanham os estrados de plástico 100x60cm.

Para conhecer melhor os estrados de plástico e prolongadores acesse nosso catálogo completo.

Porque não usar estrados de madeira?

O uso dos estrados de madeira na indústria alimentícia foge às determinações higiênico-sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde e ANVISA, pois não apresentam características de pureza em sua composição, que são decisivas para promoção das condições de saúde determinadas pelo Ministério da Saúde.

Os estrados de madeira são irregulares e porosos, podendo armazenar umidade e resíduos, sendo também de difícil higienização e sanitização. A madeira apresenta alto risco de contaminação por fungos e bactérias, diferentemente dos estrados de plástico.

Estrados de plástico para a indústria alimentícia

Entre cores, tamanhos e matérias-primas diferentes entre os estrados de plástico, existe o ideal para o seu negócio.

Para a indústria alimentícia, o estrado de plástico ideal é o de 100x60cm, pois ele garante suporte de 500kg por m², sustentação suficiente para a grande maioria dos estoques de alimentos.  Esse tipo de estrado pode ter a altura aumentada pelo prolongador opcional, que garante aumento de 12cm na altura, atendendo demandas específicas da vigilância sanitária para armazenamento de determinados tipos de produto, em que o mesmo deve estar a uma distância mínima do chão. Outra grande característica que deve ser observada nesse tipo de estrado é a sua composição.

A Loja das Cadeiras oferece as melhores condições em estrados e prolongadores de plástico nas regiões de Goiânia e Anápolis. Conheça os nossos produtos acessando nosso site ou indo a uma de nossas lojas. 

Assine nossa newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades diretamente em seu email.
ATENDIMENTO
Goiânia
(62) 3088-6117

Televendas: (62) 3507-6000 Whatsapp: (62)3088-6117 Whatsapp: (62)3088-6117
Ganhe até 10% de desconto