Saiba tudo sobre pallets de plástico

04/02/2020

Saiba tudo sobre pallets de plástico


pallet de plástico é um objeto que se tornou útil para várias empresas, ele é um bom substituto dos pallets de madeira, já que são mais leves, higiênicos e duráveis.

Por ser mais leve eles são muito utilizados no transporte de mercadorias, pois são uma alternativa para o transporte de cargas mais pesadas.

Vamos mostrar alguns tipos de pallets e os benefícios dos pallets de plástico.

 

Tipos de Pallet

Os locais mais comuns em que se utilizam os pallets são em armazéns, mercados, portos e outras empresas que precisam deste produto para proteger a mercadoria ou transporte.

São várias funcionalidades para o pallet e existem vários tipos, abaixo vamos listar quatro tipos de pallets: madeira, papelão, metal e plástico.

 

  • Pallets de Madeira

O tipo mais comum são os pallets de madeira, eles costumam ter o padrão de 1,20m por 1,00m. São mais usados transporte e para estocar diversos produtos.

Existe o pallet de madeira para exportação que recebe uma proteção contra a disseminação de pragas, o descartável que é feito de uma madeira mais macia e o de movimentação que tem uma estrutura mais forte para aguentar os mais variados pesos.

 

  • Pallets de papelão

Os pallets de papelão ondulado costumam ser usados na exportação de produtos, pois são leves, não precisam passar por regulamentos fitossanitários e a maior parte tem como reciclar.

A sua maior desvantagem é a facilidade em absorver a umidade e ele também não é muito resistente para suportar cargas pesadas.

 

  • Pallets de metal

Os pallets de metal buscam suprir a necessidade de transportar uma carga muito pesada, o que um pallet de madeira ou de plástico não conseguiria suportar. Eles também não tem pregos salientes, o que evita acidentes.

Outra vantagem deles é que são praticamente inquebráveis e podem ser usados para ambientes de alta temperatura já que ele não vai se queimar ou derreter com facilidade.

 

Pallets de plástico

Os pallets de plástico são os mais indicado para o meio alimentício e pela indústria farmacêutica. Eles são mais leves, mais duráveis, mais uniformes no tamanho, forma e peso do que os de madeira.

Outro benefício é que o pallet de plástico é mais higiênico que o de madeira e o de papelão, ele não absorve a umidade e é fácil de limpar. Além de não precisar de proteção contra microorganismos.

 

Diferença do pallet de plástico e do estrado de plástico

Quem já conhece os pallets de plástico também conhece os estrados de plástico, mas muitas pessoas ainda confundem as diferença de um para outro. Os estrados são mais usados como piso, enquanto os pallets para transporte.

Leia abaixo as diferenças de cada um:

 

  • Estrados de plástico

Os estrados de plástico costumam ser mais usados em áreas com muita umidade, como saunas, clubes, vestiários e academias, por exemplo. Eles também podem ser usados para armazenar produtos ou para exposição.

Eles também são utilizados em locais que tenham a necessidade de escoamento de água ou que tem piso escorregadio, seu principal objetivo é evitar o contato das pessoas ou produtos com o solo.

A sua montagem é simples e possui o sistema de encaixe macho-fêmea, são facilmente higienizados e seu design permite que a água escorra entre as suas calhas.

Ao comprar um estrado de plástico é importante ver se ele atende as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Loja das Cadeiras vende estrados de plástico que atendem essas normas, eles são de alta qualidade e resistência.

 

  • Pallets de plástico

Já os pallets de plástico são utilizados para transportar, armazenar, proteger e organizar os mais variados produtos da indústria e comércio. São mais utilizados nos setores alimentícios, farmacêuticos, químicos, têxtil, eletroeletrônicos, de cerâmica e na logística reversa.

Para manusear os pallets de plástico é necessário o uso de empilhadeiras e máquinas para o seu transporte e armazenamento. Eles são feitos para suportar grandes cargas de armazenagem, de forma que a sua estrutura não seja afetada.

Ao adquirir um pallet de plástico o comprador deve estar ciente se esse pallet segue as normas da Anvisa e é feito de um bom material. 

Na Loja das Cadeiras é possível encontrar pallets de plástico para diversos usos, todos eles suportam altas cargas e são regulamentados pela Anvisa. Eles também possibilitam o empilhamento de 26 pallets em apenas 1m de altura, o que facilita o armazenamento.

 

Benefícios do pallet de plástico

São vários os benefícios do pallet de plástico, eles são mais higiênicos, mais fáceis de limpar, não precisam passar por processo fitossanitários, são mais baratos e práticos de transportar.

Veja seis benefícios do pallet de plástico:

 

  • Mais higiênico

Além de ter vida útil maior e serem sustentáveis, os pallets de plástico são mais higiênicos. O plástico é um material de fácil limpeza, o que é possível limpar e higienizar eles sempre que for possível. 

Essa limpeza não irá danificar o material, já que ele tem vida útil maior do que outros materiais.

Outro fator é que os pallets de plásticos não têm contaminação de fungos, cupins, bactérias ou outros microrganismos. E eles também não possuem odor, o que impossibilita a possibilidade de passar cheiro de um material para outro.

 

  • Mais leve

Comparando um pallet de plástico com um de madeira, o de plástico é bem mais leve. Mas não é por que ele é mais leve que ele seja menos resistente, muito pelo contrário dependendo do modelo o pallet de plástico pode aguentar mais de 10 toneladas por metro quadrado.

O fato de ser mais leve é muito importante na hora do transporte fretado, que por ter essa característica é possível reduzir os custos do frete.

 

  • Não necessita medidas fitossanitárias

A NIMF 15 (Norma Internacional de Medidas Fitossanitárias nº 15), estabelece que embalagens de madeira usadas para o transporte devem ser esterilizadas por meio de tratamentos térmicos e agrotóxicos

Essa esterilização evita que as pragas sejam transportadas de um lugar ao outro. Já quem usa pallets de plásticos não precisa se preocupar com essa norma.

 

  • Maior vida útil

A madeira por mais bem cuidada que seja ela tem um prazo de vida curto, já o pallet de plásticos a vida útil é bem maior, pois eles não sofrem mudanças em suas estruturas em fator das condições climáticas, além de não se decomporem. 

Com isso, ele é um material que a empresa usará por muito tempo, gerando economia para a mesma.

 

  • Diminuição no impacto ambiental

Os pallets de plásticos são mais sustentáveis do que um pallet de madeira, que exige a destruição de recursos naturais. E os pallets de plásticos quando perdem o seu uso podem ser reciclados, dando origem a outros pallets ou artigos de plástico. 

Com o pallet de madeira, muitas vezes ele se torna entulho e são descartados na natureza de forma inconsequente.

 

  • Mais seguro

Os pallets de plástico são antiderrapantes, a sua superfície possui uma textura áspera ou em forma de relevo, o que é fator fundamental na hora de utilizar ele como transporte.

Os de madeira podem ficar úmidos ou com o tempo ir perdendo a impermeabilização e se tornar um fator de risco na hora do transporte.

Todos esses benefícios do pallet de plástico o tornam uma excelente opção para o transporte de mercadorias de embarcações ou armazenamento de alimentos e ainda seguem as exigências da Vigilância Sanitária.


Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária é o órgão responsável pela proteção e promoção da saúde do país, ela também regulamenta certas normas de como uma indústria deve operar.

 

  • Resolução Nº 72

A Resolução de Diretoria Colegiada nº 72 de 29 de dezembro de 2009 no Art. 33 fala sobre o transporte de alimentos destinados ao abastecimento de bordo devem garantir a integridade e qualidade do produto.

E no Parágrafo II, deste artigo, informa que as prateleiras de estrados e pallets devem ser de material resistente, impermeável e liso, de forma a facilitar a limpeza, para armazenagem dos alimentos, embalagens e recipientes.

Com essas exigências os pallets de plástico se tornam uma excelente solução para o transporte de alimentos, eles são mais leves, mais resistente, de fácil limpeza e tem proteção sanitária.

  • Portaria Nº 326

A Portaria Nº 326, de 30 de Julho de 1997, sobre condições higiênico-sanitárias para as indústrias de alimentos, informa que os pisos devem ser de material resistente ao trânsito, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes.

Ela também fala sobre o armazenamento correto dos alimentos, que eles devem ser colocados sobre estrados e separados das paredes. 

Além de que todo material que entrar em contato com o alimento deve ser de material que não transmita substâncias tóxicas, odores e sabores, além de ser resistente a corrosão, capaz de resistir a repetidas operações de limpeza e desinfecção.

Outra orientação da Portaria Nº 326 é a de evitar o uso de diferentes materiais para evitar o aparecimento de corrosão por contato.

Todas essas exigências mostram como que o pallet de plástico é a melhor escolha para o transporte da mercadoria, ele não necessita de higienização contra micro-oganismos, não sofre corrosão e é de fácil limpeza.

 

Onde adquirir os pallets de plástico?

Como falamos ao longo do artigo os pallets de plástico são uma excelente escolha para transporte ou armazenamento, mas além disso é importante adquirir esse produto de uma empresa que preze pela qualidade com produtos com certificado do Inmetro e da Anvisa.

A Loja das Cadeiras é uma empresa que trabalha com produtos de pronta entrega e com preço baixo, o seu estoque é amplo e conta com vendedores bem treinados que são capacitados para tirar todas as dúvidas dos clientes.

Ela tem uma grande variedade de pallets de plásticos, todos possuem um alto padrão de qualidade, durabilidade e resistência. É possível escolher entre pallets que tenham proteção contra raios ultravioleta (UV) ou pallets que sejam resistentes a temperaturas negativas.

Os pallets de plásticos da Loja das Cadeiras atendem as normas da Anvisa, a qualidade do material permanece inalterada a ácidos, gorduras, solventes e odores. São produtos de alta qualidade e com longa vida útil.

Adquirir pallet de plástico de qualidade é economizar no futuro, e a Loja das Cadeiras trabalha com o mais alto padrão de produtos de plásticos e uma variedade enorme em seu catálogo. 

Quer saber quais são os outros produtos? Acesse o nosso site e veja todo o nosso catálogo!

ATENDIMENTO
Goiânia
(62) 3088-6117

Televendas: (62) 3507-6000 Whatsapp: (62)3088-6117 Whatsapp: (62)3088-6117
Ganhe até 10% de desconto