Mesa bistrô: veja como deixar o ambiente mais bonito e funcional

Mesa bistrô: veja como deixar o ambiente mais bonito e funcional


A mesa bistrô é um modelo cujo design foi inspirado nos restaurantes franceses do século XIX. Nos dias atuais, segue tratando-se de uma mobília bastante charmosa e compacta, e que pode ser empregada em diferentes tipos de ambiente.

Por seu design diferenciado, a mesa bistrô permite construir um canto muito especial em qualquer espaço. Assim, embora seja mais comum em áreas externas ou comerciais, o modelo chama atenção também quando utilizado em salas, cozinhas ou quartos.

Quer saber como utilizar esse tipo de mesa na sua casa? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é uma mesa bistrô, afinal?

Você muito provavelmente já se deparou com um modelo de mesa redonda cujo aspecto remonta à uma decoração clássica. Seja em casa ou em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, esse tipo de peça é bastante comum no mundo todo.

Originária das tabernas francesas do século XIX, o modelo foi batizado durante a invasão da Rússia ao império francês em meados dos anos 1800. Isso porque o termo “bistrô”, vem da palavra russa "bystro", que significa “rápido” em português.

Como as tabernas eram locais de encontro das tropas russas, era comum ouvir o termo “bistrô” ou “bystro” — que acabou dando origem ao nome dos locais em que se servia refeições rápidas aos cossacos apressados.

Posteriormente, as pequenas “mesinhas” também herdaram o apelido dos bares da era de guerras napoleônicas. Porém, outra prática que popularizou ainda mais os “bistrôs” pelo mundo passa diretamente por conflitos ocorridos nos séculos seguintes.

Com os maridos no campo de batalha, as mulheres precisaram se reinventar para criar renda. Logo, a casa de muitas delas foi transformada em pequenos restaurantes que serviam saborosas comidas, mantendo a tradição do uso da chamada mesa bistrô.

Confira dicas de como usar a mesa bistro

Como o atendimento dos clientes em bares e restaurantes é uma prática comum ainda nos dias atuais, esse modelo de mesa tornou-se um símbolo histórico importante. Ademais, deve-se destacar que a mesa também ganhou inúmeras utilidades em ambientes internos, sobretudo por seu visual mais “aconchegante”.

Por isso, a seguir confira algumas dicas sobre como usar a mesa bistrô em áreas internas ou externas.

Ambientes internos

Quando o assunto é a decoração de ambientes internos com mesas do tipo bistrô, pode-se observar inúmeras funcionalidades do modelo, sobretudo em se tratando de espaços pequenos ou mais intimistas, como quartos e salas.

Nos quartos, este modelo pode facilitar, por exemplo, a construção de um “cantinho de estudo” ou, ainda, ser útil para a realização de pequenas refeições, como o café da manhã ou o lanche da tarde.

Já na sala, esse tipo de mesa compõe muito bem a decoração e pode ser utilizado junto ao bar. Sendo assim, com ela é possível aproveitar melhor o espaço para degustar boas bebidas sozinho ou acompanhado, tal como ocorre nos clássicos bares europeus.

Áreas externas

Em áreas externas, por sua vez, a mesa bistrô é um modelo cuja característica confere maior versatilidade ao ambiente. Porém, nesse tipo de espaço as mesas devem contar com uma proteção extra, já que a exposição ao sol e a chuva podem comprometer sua estrutura.

O modelo Riviera, por exemplo, oferece um design elegante e excelente durabilidade. Isso porque conta com um tratamento especial contra as intempéries climáticas e apresenta boa resistência aos raios UV. Em outras palavras, não deforma, desbota ou muda de cor.

Dessa forma, seja para uso em áreas gourmet, varandas e demais espaços a céu aberto, a mesa bistrô possibilita uma decoração diferenciada e um ambiente muito mais aconchegante.

Para tanto, basta apostar em banquetas resistentes, como a cadeira de plástico paola ou a cadeira bistrô pratagy. Já o modelo sofia é confeccionado em Polipropileno e Fibra de Vidro Amarelo, que confere também bastante resistência à água, podendo ficar exposto ao sol.

Jardins e piscinas

A mesa bistrô é um modelo também muito interessante para ambientes como jardins e piscinas. Afinal, ela proporciona um ar de maior sofisticação, além de garantir um espaço adequado para conversar reservadamente ou simplesmente ler um bom livro.

Outra vantagem de utilizar mesas bistrôs na área da piscina é sua versatilidade, uma vez que, juntamente com as espreguiçadeiras de plástico, tornam o espaço ainda mais identificado com os moradores e visitantes.

Pronto. Agora você pode se inspirar em nossas dicas e começar a criar espaços incríveis na sua casa, tanto em áreas internas quanto externas, utilizando uma mesa bistrô. Assim, se gostou do artigo, continue acompanhando as novidades que compartilhamos no blog da Loja das Cadeiras.

Assine nossa newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades diretamente em seu email.
ATENDIMENTO
Goiânia
(62) 3088-6117

Televendas: (62) 3507-6000 Whatsapp: (62)3088-6117 Whatsapp: (62)3088-6117
Ganhe até 10% de desconto
×
Inicie uma conversa Escolha uma unidade para iniciar o atendimento via WhatsApp:
Responderemos o mais breve possível! Jardim América Campinas Anápolis Brasília
A Loja das Cadeiras utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.