Limpeza de móveis plásticos: descubra como mantê-los livres do novo coronavírus

03/08/2020

Limpeza de móveis plásticos: descubra como mantê-los livres do novo coronavírus


Em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus, muitas pessoas passaram a se resguardar de cuidados preventivos, na busca por eliminar o Covid-19 tanto no ambiente doméstico quanto comercial. Para garantir a redução o número de casos da doença, tem sido muito comum o surgimento de dúvidas relacionadas a limpeza de móveis plásticos.

Pensando nisso, preparamos um guia com algumas dicas que vão ajudá-lo a manter sua casa ou empresa melhor organizados e livres do vírus. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

É possível se contaminar por meio das superfícies?

De acordo com especialistas, o Covid-19 é envolvido por uma camada de gordura e, por isso, não consegue sobreviver por muito tempo longe de um hospedeiro, isto é, do organismo humano. Estima-se que sua capacidade de sobrevida pode variar entre 6 e 24h — a depender das condições ambientais como temperatura e umidade, além do tipo de superfície.

No caso dos materiais plásticos, o vírus pode sobreviver por cerca de 72 horas após ser depositado nesse tipo de superfície. Assim, locais que são frequentados por diversas pessoas têm maior chance de ampliar o número de objetos contaminados por partículas do vírus.

Dessa forma, o tempo de permanência do vírus no local é também aumentado consideravelmente. Em consequência, é possível que novos frequentadores desse tipo de ambiente se infectem por meio das superfícies contaminadas. Por isso, o uso de produtos de limpeza é fundamental para assepsia dos móveis plásticos.

Como limpar e desinfetar as superfícies?

Para garantir ambientes livres da presença de agentes infecciosos, é primordial adotar medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos com água e sabão, ou utilizar álcool em gel em uma concentração mínima de 70%. Por outro lado, a desinfecção de superfícies pode se dá a partir do uso de produtos de limpeza comuns, apenas com o auxílio de um pano.

Dessa forma, após utilizar a água e o sabão em mesas, cadeiras, banquetas, lixeiras e demais superfícies, é preciso utilizar soluções para desinfetar as superfícies eventualmente contaminadas por patógenos e demais agentes infecciosos. Dessa forma, basta utilizar produtos químicos baseados em etanol 70%, peróxido de hidrogênio 0,5% (água oxigenada), e hipoclorito de sódio 0,1% (água sanitária).

Para obter bons resultados, esse tipo de limpeza deve ser realizado frequentemente, muito embora a maior parte dos casos de transmissão sejam entre pessoas. Vale destacar que um indivíduo contaminado pelo novo coronavírus carrega consigo uma grande quantidade de vírus, sendo um potencial agente transmissor da doença, especialmente em áreas de uso comum.

Quais produtos de limpeza são capazes de matar o vírus?

Em função do grande fluxo de pessoas em ambientes fechados, por exemplo, é fundamental estabelecer uma rotina de limpeza e desinfecção frequente. Além das mobílias, é importante estar atento aos teclados, mouses, maçanetas, interruptores, mesas e cadeiras de escritório, pias, sanitários e muito mais.

Em via de regra, é bastante comum o uso de substâncias químicas para a limpeza e desinfecção de superfícies diversas. São elas:

  • Água sanitária;
  • Claro;
  • Álcool líquido para limpeza — com concentração entre 60% e 80%;
  • Detergentes e desinfetantes em geral;
  • Sabão neutro, entre outros.

Como evitar manchas na limpeza de móveis plásticos?

Por se tratarem de produtos abrasivos, o álcool e demais solventes podem comprometer o revestimento externo dos móveis em plástico. Sendo assim, é recomendável utilizar pastas a base de bicarbonato de sódio para evitar as manchas e o aspecto mais encardido das peças, incluindo aquelas que passam longos períodos expostas ao sol.

Por outro lado, em se tratando de um material resistente e duradouro, os móveis plásticos são revestidos de uma camada de proteção extra contra os raios ultravioletas. Dessa forma, é possível garantir maior durabilidade, especialmente da penetração da água, já que ela pode promover a deterioração e apodrecimento mais rápido.

Nesse sentido, além de ter um preço mais acessível e um excelente custo benefício, os móveis plásticos são mais resistentes e têm maior vida útil ao se comparado com móveis fabricados a partir de outros materiais. Ademais, o processo de limpeza se torna mais simples e eficiente, afinal, não há nenhuma contraindicação do uso de água e sabão para lavagem de mesas e cadeiras de plástico, por exemplo.

Viu como é fácil fazer a limpeza de móveis plásticos e ficar livre do coronavírus? Se gostou das nossas dicas e informações, não deixe de conferir agora mesmo nossa linha de produtos. Assim você fica por dentro de todas as novidades que oferecemos para nossos clientes e parceiros!

Assine nossa newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades diretamente em seu email.
ATENDIMENTO
Goiânia
(62) 3088-6117

Televendas: (62) 3507-6000 Whatsapp: (62)3088-6117 Whatsapp: (62)3088-6117
Ganhe até 10% de desconto